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Mais esquecidos: quantidade de itens deixados em estações e trens da ViaMobilidade cresce 21% em 2025

Carrinho de bebê esquecido em estação de trem da ViaMobilidade Divulgação/ViaMobilidade De carrinho de bebê a cadeira de rodas, passando por carrinho de s...

Mais esquecidos: quantidade de itens deixados em estações e trens da ViaMobilidade cresce 21% em 2025
Mais esquecidos: quantidade de itens deixados em estações e trens da ViaMobilidade cresce 21% em 2025 (Foto: Reprodução)

Carrinho de bebê esquecido em estação de trem da ViaMobilidade Divulgação/ViaMobilidade De carrinho de bebê a cadeira de rodas, passando por carrinho de supermercado e até automatizador de portas: os achados e perdidos da ViaMobilidade tiveram um aumento expressivo em 2025. Entre janeiro e dezembro, passageiros esqueceram 26.362 objetos em trens e estações das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda — quantidade 21,3% superior aos 21.725 itens registrados no ano anterior. A maior parte das ocorrências foi nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que concentraram 17.288 objetos esquecidos. Já a Linha 5-Lilás somou 9.074 registros. Embora a maioria dos itens faça parte do dia a dia dos passageiros — como cartões, documentos, roupas e mochilas —, o levantamento chama atenção pela variedade de objetos incomuns encontrados pelas equipes. Além de quadros, produtos de limpeza, bags e malas, os agentes localizaram objetos de grande porte e uso específico, como carrinhos de supermercado, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas, o que, segundo a concessionária, reflete a diversidade de situações vividas diariamente em trens e estações. Veja os vídeos que estão em alta no g1 As Centrais de Achados e Perdidos funcionam como o principal canal para a recuperação desses objetos. Para itens esquecidos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, o atendimento é feito na Estação Osasco. Já objetos perdidos na Linha 5-Lilás devem ser procurados na Estação Adolfo Pinheiro, que também recebe itens da Linha 4-Amarela. LEIA TAMBÉM: Diamantes, Rolex, iPhones, ukulele: Justiça define prazo para resgate de 17 mil itens perdidos em aeroporto em Guarulhos; veja lista Ao perceber a perda de um objeto, o passageiro deve avisar um funcionário da concessionária, que faz a verificação imediata. Caso o item não seja localizado, a orientação é procurar a Central de Achados e Perdidos após três dias úteis, presencialmente ou pelo telefone 0800 770 7106. Os objetos ficam guardados por até 90 dias; após esse período, os itens em boas condições são destinados a doação. Para retirar um objeto, é necessário informar o nome, descrever o item, indicar local e período da perda e apresentar documento oficial com foto. A devolução é feita ao proprietário ou a parentes diretos que comprovem o vínculo.